Projeto Ibbis

OS PRIMEIROS PASSOS

Do Portal à Construção do Instituto

Todo projeto, da idealização à construção passando pelas etapas de execução e funcionalidade, pode ser visualizado e dividido em três grandes fases: ALFA, BETA e GAMA. As fases são interligadas, constituindo ciclos completos que se repetem de forma seqüencial e contínua, à semelhança de uma espiral em expansão.

A primeira fase ALFA, que pode também ser definida como a fase ESPÍRITO, é o período da Descida dos Ideais oriundos de planos vibratórios mais elevados, é a fase da intuição, da captação, da racionalização, da descrição, momento em que as idéias se formam, ganham vida e expressão.

A segunda fase BETA, que pode também ser definida como a fase da ENERGIA, é o período no qual as idéias são ordenadas na forma de estatutos, objetivos, regulamentos, propostas e projetos. Nessa fase a Instituição começa a ganhar forma para a sua real corporificação, os meios são equacionados e os passos são estruturados.

A terceira fase GAMA, que pode ser definida com a fase da MATÉRIA, é o período em que os ideais, as idéias, os projetos, ganham forma física, ocupam espaço e representatividade. É a fase da sede provisória, do caminhar para as construções definitivas, instante da concretização dos sonhos e esperanças.

Em sentido amplo, do grande ciclo e metas do INSTITUTO BRASILEIRO DE BENEMERÊNCIA E INTEGRAÇÃO DO SER a fase Alfa pode ser conceituada como o período da definição do projeto em suas linhas gerais, ganhando destaque as formulações: Teóricas, Práticas, Coletivas, Individuais, Mediúnicas e Evangélicas do site. O site funcionaria como uma grande empresa de ensino, educação, auto-educação, aprendizagem recíproca, atendimento, experiência, desenvolvimento, pesquisa e convivência fraternal. A partir dele, todo o trabalho: O INSTITUTO, A CLÍNICA PIETRO UBALDI e O SPA DA MENTE, se materializariam. Em termos de adequação e visão funcional da idéia e a sua edificação paulatina, poderíamos agrupar todos os nossos propósitos no seguinte esquema:

triangulo

No futuro o próprio site constituiria ou seria a gênese do CENTRO DE COMUNICAÇÃO, ENSINO e APRENDIZAGEM do IBBIS responsável pela educação e atendimento à distância, além do jornal, da revista, da editora, dos programas de TV e de rádio, enfim, de todas as realizações e interações de multimídia. O Centro teria por base teórica e prática todos os temas que irão compor o site, mas se alicerçaria principalmente nos textos das matrizes: A PERSONALIDADE HUMANA – A herança psíquica; OS SONHOS – Uma viagem interior; A NOVA PSICANÁLISE – A terapia dos destinos.

Dentro do mesmo esquema, todas as sementes das futuras casas, centros ou núcleos do Instituto, bem como a Clínica e o Spa nasceriam dos temas e subtemas a serem desenvolvidos no site, agente primordial de todas as ações e seara de atendimentos e experiências paras as futuras iniciativas.

A fase Beta que vem logo a seguir, e está por assim dizer quase justaposta à primeira, é o período da construção do site, do seu lançamento como uma empresa ou escola de idéias e conhecimento voltada para as dimensões infinitas do Espírito Eterno. As matrizes serão interligadas e estruturadas de forma gradativa, em três grandes ciclos de treze, sem limites de temas e subtemas, perfazendo um total de trinta e nove matrizes, assim definidas:

Matriz A

1 – IBBIS – Quem somos nós? ;
2 – O MUNDO ECONÔMICO - A psicologia da luta e do egoísmo;
3 – A MEDIUNIDADE – Uma janela para o infinito;
4 – FRANCISCO DE ASSIS – O segundo Cristo;
5 – A PERSONALIDADE HUMANA – A herança psíquica;
6 – A CASA MENTAL – A morada do Espírito;
7 - INVOLUÇÃO E EVOLUÇÃO – A jornada do filho pródigo;
8 – GAIA – A dois passos da eternidade;
9 – A FILOSOFIA PERENE – A sabedoria de todos os caminhos;
10 – A ESCOLA DA VIDA – Mensagens de consolo e paz;
11 – ARTE E CULTURA – As expressões da harmonia;
12 – A FÉ – O diálogo com Deus;
13 – O CRISTO CÓSMICO – O evangelho interior.

Matriz B

14 – IBBIS – Uma obra de síntese;
15 – A NOVA ÉTICA – A era das unidades;
16 – AS CORRENTES NOÚRICAS – As potencialidades transpessoais;
17 – A GRANDE SINFONIA DA VIDA – Os caminhos da evolução humana;
18 – OS SONHOS – Uma viagem interior;
19 – OS ARQUÉTIPOS DA ALMA – O mapa da psique;
20 – MONISMO – A parte e o todo;
21 – A EDUCAÇÃO – Rompendo a barreira do condicionamento;
22 – LIVRE ARBÍTRIO E DETERMINISMO – As duas fases da Liberdade;
23 – A DOR – A lágrima do erro;
24 – O SEXO – O caminho da criatividade;
25 – O HOMEM PERANTE A MORTE – O significado da morte e da reencarnação;
26 – A PROCURA DE DEUS – Diálogos com as leis da vida.

Matriz C

27 – IBBIS – Uma obra de amor;
28 – O BANCO DE DEUS - A economia aberta da cooperação mútua;
29 – A NÃO MENTE E O ÊXTASE – A experiência dos reinos dos céus;
30 - OS GRANDES INSPIRADOS – Os semeadores de luz;
31 – A NOVA PSICANÁLISE – A terapia dos destinos;
32 – A MITOLOGIA – A voz dos deuses;
33 – CAOS – O princípio de uma nova ordem;
34 – A NOVA GAIA – O planeta de regeneração;
35 – AUTOCONHECIMENTO E AUTOTRANSCENDÊNCIA – O reencontro com o Cristo interno;
36 – O AMOR – A plenitude da Ascese;
37 – A NÃO VIOLÊNCIA – O abandono de todas as armas;
38 – AS GRANDES TRADIÇÕES – o I Ching, o Tarô, a Qabalah, o Eneagrama...
39 – O ESPÍRITO – A revelação da vida.

Todos os temas e subtemas das matrizes serão escritos com visão ampla, universal, fraterna, imparcial e de síntese, estruturados dentro das bases filosóficas do IBBIS, enriquecidos com imagens adequadas que possam elucidar e transmitir da melhor forma, cada idéia, cada ensino, cada teoria.

Dentro das matrizes, os temas e subtemas, poderão se desdobrar ilimitadamente, abordando vários assuntos, incluindo as sugestões, perguntas e interesses dos usuários do site. Os inúmeros temas deverão ser também traduzidos, tanto quanto possível, para as crianças, em escritos e imagens apropriadas, como se em cada abordagem, uma janela se abrisse, com informações pertinentes, para elucidar os que estão dando os primeiros passos na existência.

Com o passar do tempo, os temas constituiriam seminários e palestras, que seriam ministrados em várias cidades, a partir dos contatos nascidos no site. Os seminários mais importantes e de maior interesse, formariam a base para diversos livros, fato que levaria ao nascimento da editora do Instituto e a futuros programas de radio, televisão etc., anteriormente mencionados.

Além das matrizes e os seus temas diversos, teremos também o Jornal e a Revista, inicialmente de formato on-line e após, quando a editora for iniciada, se necessário, também no formato tradicional. O jornal terá a missão de dar notícias de todo o complexo e informar a respeito de nossos futuros parceiros, além de divulgar palestras, seminários, jornadas, congressos organizados pelo IBBIS ou por outras entidades. A revista trará artigos de desenvolvimento das matrizes ou de outros assuntos, escritos pelos membros do instituto ou por seus colaboradores.

Com o crescimento, desdobramento e aprimoramento do site, este tenderia a ser traduzido em outros idiomas, com possibilidade de divulgação de seu conteúdo em outros países, ampliando a base de educação, atendimentos e troca de experiências.

O Projeto IBBIS na fase GAMA, do seu primeiro ciclo, inicia com a materialização do seu primeiro núcleo, o NÚCLEO DE DIREÇÃO, ORGANIZAÇÃO E BEM ESTAR COLETIVO onde as idéias e ideais corporificados, se vestem em estatutos, regimentos internos, objetivos, providências e diretorias. As suas principais diretrizes irão fazer parte do site na forma dos temas: IBBIS – Quem somos nós?, IBBIS – Uma obra de síntese e IBBIS – Uma obra de Amor. É a partir desse núcleo que toda a infra-estrutura básica e futura será implantada e desenvolvida. Por ele nascerá a primeira sede e a construção definitiva de todo o complexo, que engloba: o Instituto, a Clínica e o Spa.

Na seqüência, oriundo do Núcleo de Direção, nascerá o NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS, PROJETOS, PROMOÇÕES E RECURSOS FINANCEIROS que terá como alicerce de todas as suas ações, as proposições das matrizes: O MUNDO ECONÔMICO – A psicologia da luta e do egoísmo, A NOVA ÉTICA – A era das unidades, O BANCO DE DEUS – A economia aberta da cooperação mútua. A parte mais importante do Núcleo de Empreendimentos será o Escritório de Projetos, unidade destinada a dar orientação e apoio, permitindo a organização, o desenvolvimento e a implementação de todos os projetos do complexo.

As matrizes A MEDIUNIDADE – Uma janela para o infinito, AS CORRENTES NOÚRICAS – As potencialidades transpessoais e A NÃO MENTE E O ÊXTASE – A experiência dos reinos dos céus, com os seus temas palpitantes e variáveis, intercalados e sustentados pelas outras matrizes, principalmente as que tratam do mundo mental e do autoconhecimento, dariam origem ao Atendimento Fraterno no site e as Terapias Mediúnicas à distância. O atendimento fraterno seria uma espécie de “Divã Amigo” um núcleo fundamental do site voltado para a conversação, perguntas e respostas, troca de experiências, orientações, socorro e consolo, com agendamentos prévio dos solicitantes, para serem atendidos em regime de plantões, dados por aqueles que serão responsáveis por cada matriz e conseqüentemente pela orientação segura e amiga, em regime de aprendizagem e transformação recíproca.

img2projeto

O mesmo grupo que escreverá os artigos fundamentais das matrizes participaria dos atendimentos fraternos e das terapias mediúnicas. Esse grupo amplo e especializado, de acesso restrito e com regimento próprio, é o cerne inicial e futuro do Instituto, a sua principal célula, a sua fonte, e inspira-se nos escritos, exemplos e realizações de Francisco de Assis, patrono espiritual do IBBIS. No futuro, as matrizes do tema mediunidade originariam A CASA DA MEDIUNIDADE, departamento do IBBIS especializado em toda área mediúnica: das terapias à educação, da pesquisa à implantação de novos métodos, das reuniões particulares às de orientação do grupo, dos atendimentos gerais aos específicos. Por outro lado as matrizes FRANCISCO DE ASSIS – O segundo Cristo, A GRANDE SINFONIA DA VIDA – Os caminhos da evolução humana, OS GRANDES INSPIRADOS – Os semeadores de luz, seria a fonte de origem do NÚCLEO FRANCISCO DE ASSIS – A Casa das Bem Aventuranças.

O NÚCLEO DA BENEMERÊNCIA, departamento responsável pela assistência de todos os matizes, a ser executada pelo IBBIS, terá nas matrizes: A ESCOLA DA VIDA – Mensagens de paz, A DOR – A lágrima do erro e O AMOR – A plenitude da Ascese, o seu embasamento teórico para o enriquecimento de sua praxe voltada para a generosidade, a beneficência, a benevolência e a caridade.

Um das mais importantes iniciativas do IBBIS será a implantação da CASA MENTAL, porque por meio dela, em somatório com as diretrizes da Casa da Mediunidade e de outros núcleos, não só o instituto terá a sua área de educação e terapia voltada para o psiquismo humano como oferecerá os meios, as experiências e as bases filosóficas para o INSTITUTO DA CONSCIÊNCIA centro de tratamento, aperfeiçoamento, educação e auto- educação do SPA DA MENTE que por sua vez será a expansão e prolongamento da CLÍNICA PIETRO UBALDI. Esse núcleo de importância capital será gerado a partir das matrizes: A CASA MENTAL – A morada do Espírito, OS ARQUÉTIPOS DA ALMA – O mapa da psique e A MITOLOGIA – A voz dos deuses.

Os meios de comunicação, aos dias que passam, vêm divulgando as últimas conclusões dos cientistas a respeito das transformações em curso na Terra e as dolorosas perspectivas para o futuro. O fato a notar é que as atuais conclusões científicas são, em quase a sua totalidade, as antigas previsões de profetas e médiuns como João Evangelista, Nostradamus, Edgar Cayse, entre outros. O momento é de reflexão e de tomada de posição, além de ser o período para o preparo e a ação coletiva, onde cada habitante deve assumir o seu papel de construtor e cuidador dos recursos limitados do planeta. Estamos em uma fase de transição e as propostas para o momento atual e as orientações para o futuro devem nascer pelos exemplos de cidadania e pela preocupação em oferecer saídas e novos conceitos e modelos para uma nova civilização. A CASA DE GAIA será o centro fomentador do instituto, de todas essas preocupações, debates, estudos, preparos, soluções e conclusões. Iniciar-se-á nas teorias e propostas das matrizes: GAIA – A dois passos da eternidade, A EDUCAÇÃO – Rompendo a barreira do condicionamento e A NOVA GAIA – O planeta de regeneração, e crescerá no ideal de oferecer pelo próprio exemplo, mesmo diminuto, condições propícias, para que uma Civilização do Espírito possa nascer dos escombros da civilização materialista que construímos e que está agora agonizando, necessitando de uma reforma estrutural, de essência, de mutações definitivas de paradigmas em todas as áreas da vida planetária.

Para auxiliar nas mudanças tão indispensáveis à vida coletiva além de uma base educacional, auto-educacional, assistencial e terapêutica, faz-se necessário oferecer modelos teóricos com substratos práticos viáveis, de fácil aplicação e de custo baixo, para que o uso de novas tecnologias protetoras do meio ambiente sejam difundidas e aplicadas. Esse será um dos objetivos do BANCO DE TECNOLOGIA AMBIENTAL, EDUCACIONAL E SOCIAL da CASA DA CIÊNCIA, unidade do IBBIS, que dará os seus primeiros passos a partir das matrizes: INVOLUÇÃO E EVOLUÇÃO – A jornada do filho pródigo, MONISMO – A parte e o todo e CAOS – O princípio de uma nova ordem. Uma casa totalmente voltada para as implicações filosóficas, religiosas e humanas dos últimos avanços da ciência, tentando unificar os conceitos em uma estrutura direcional capaz de esclarecer os problemas últimos, as angustiantes perguntas, formuladas a milênios, da origem e destinação final do Homem e dar ao mesmo tempo soluções simples, respostas diretas, para as questões menores, não menos importantes, do dia a dia.

O Banco de Tecnologia Ambiental, Educacional e Social será um banco de dados e ações práticas, interligado à comunidade, promovendo o desenvolvimento e a transformação pessoal e coletiva, oferecendo soluções, propostas inovadoras, técnicas, metodologias replicáveis, sugestões e produtos voltados para as demandas de saúde, meio ambiente, energia, habitação, renda, recursos naturais, educação, etc.; unindo saber popular, pedagógico, psicológico, científico e criatividade, em prol de medidas efetivas, viáveis, de baixo custo, de fácil aplicação e propagação e de impactos individuais e sociais significativos.

A árvore da ciência nascida dos esforços da humanidade para compreender o meio e o universo do qual faz parte, vicejou, em todas as épocas, ao lado da árvore da revelação que formou o substrato de todas as religiões atuais e pregressas.

Hoje, ainda é bastante comum encontrar grupos religiosos em discussões intermináveis, polêmicas e guerras francas em busca da predominância de seus pontos de vistas teológicos, como se somente as suas bússolas pessoais ou de grupos fossem capazes de dar o rumo certo, exato, mostrando o caminho único da comunhão com o divino, mas se em vez de entoarmos os hinos das divisões, reforçando comportamentos atávicos, optássemos pelas harmonias da síntese, agrupando os diversos tesouros das incontáveis revelações, ampliando as possibilidades, desenvolvendo e expandindo o sentimento inato de religiosidade, a fonte primeva que emana do Criador e une, em diálogos interiores, todos os seus filhos. A CASA DAS REVELAÇÕES se propõe a realização desta iniciativa de síntese iniciando pelas matrizes: A FÉ – O diálogo com Deus, O HOMEM PERANTE A MORTE – O significado da morte e da reencarnação e AS GRANDES TRADIÇÕES – o I Ching, o Tarô, a Qabalah, o Eneagrama...; integrada A CASA DE SOPHIA, que comungará dos mesmos propósitos, somente voltada para a imensa árvore da filosofia, tão importante quanto as duas outras e passível de unificação, pelas vias da Filosofia Perene. Filosofia essa desenvolvida pelos séculos, de forma quase silenciosa, e que expressa, ao ser comparada à maioria dos conceitos das diversas correntes filosóficas, extrema similitude, como se o manancial inspirador de quase todos os filósofos, fosse único, e, independente do tempo, do lugar, do mestre e de seus seguidores. A FILOSOFIA PERENE – A sabedoria de todos os caminhos, LIVRE ARBÍTRIO E DETERMINISMO – As duas fases da Liberdade e AUTOCONHECIMENTO E AUTOTRANSCENDÊNCIA – O reencontro com o Cristo interno, forma a tríade matricial que levará, com o tempo, à formação e à oferta, de um sistema múltiplo e unificado, para que os de boa vontade possam ter o caminho aplainado, facilitando a conscientização para a própria ascese, em busca da verdade absoluta que reside muito além das fronteiras dos nossos quintais, escolas, universidades, academias e templos.

No século passado, talvez uma das expressões humanas mais vilipendiadas e distorcidas tenha sido a arte e a cultura, em todas as suas formas de manifestações. As dissonâncias alcançaram este reduto sagrado do homem, em acordes toscos, agressivos e muitas vezes violentos. Rabiscos, danças inquietantes, filmes e peças teatrais de cunho vulgar, cantos estridentes, esculturas disformes, foram difundidos e apreciados, por críticos desavisados e multidões facilmente influenciáveis, como verdadeiras obras culturais e artísticas. O belo como expressão do bem foi esquecido ou jogado ao canto, dando lugar a exposição do menor e das formas de maior consumo. Por meio das matrizes: ARTE E CULTURA – As expressões da harmonia, O SEXO – O caminho da criatividade e A NÃO VIOLÊNCIA – O abandono de todas as armas, o Instituto de Benemerência e Integração do Ser deseja fazer parte da corrente nascente, em vários seguimentos da cultura mundial, da ressurreição da arte, implantando A CASA DA ARTE E DA CULTURA e valorizando pelo ensino, pela educação, pela divulgação e por todos os outros possíveis meios, as formas de expressões interiores, coletivas e superiores do gênero humano. A retomada de um passado não muito distante e uma subida evolutiva em busca de realizações mais sutis, plenas e harmoniosas.

Se todo o nosso trabalho nascerá do site, ele terá, no entanto, um ponto central de onde tudo terá equilíbrio, um núcleo irradiador, um coração, uma alma, que tudo agrupe, reúna, unifique, ascenda, transforme, dê sentido, direcione, num clima de amor, elevação, fraternidade, igualdade, imparcialidade e, sobretudo, religiosidade. O próprio nome do centro sugere a sua destinação e função: CENTRO DE CONEXÃO CÓSMICA, e será instituído a partir das matrizes: O CRISTO CÓSMICO – O evangelho interior, A PROCURA DE DEUS – Diálogos com as leis da vida e O ESPÍRITO – A revelação da vida.

Este centro cósmico será a nossa síntese, a síntese da síntese, reunirá em seu bojo, todos os núcleos e casas do nosso complexo maior e significará a essência, a seiva, de todos os nossos esforços. Unirá também o mundo físico ao mundo extrafísico, o Homem ao Divino, por meio da oração, da meditação, do diálogo interior e do silêncio envolvendo práticas de desenvolvimento do homem integral, que se inserem na visão de totalidade, liberdade e infinitude.

Das treze matrizes dos três principais ciclos do instituto nascerão a Clínica, o Spa e mais treze casas ou núcleos ou centros, de Alfa a Gama, num desdobrar contínuo, primeiro como idéia, depois como conceito, após, como prática, o ideal cumprirá o seu destino até se materializar completamente; amparando, esclarecendo, educando, transformando, em clima de reciprocidade, a todos aqueles que de boa vontade e por livre escolha, sem pressão ou polêmica, se aproximem de sua fonte livre e imparcial. Uma obra de oferta, de plena entrega, para os que de corações amenos desejarem beber dos fluxos promissores das grandes unidades coletivas, porto seguro, para onde se destina, inexoravelmente, o amanhã humano. Uma obra de simplicidade, sem proselitismos ou imperialismos, sem seguidores, no máximo com companheiros que almejam caminhar juntos na difícil trilha de unir com critério, racionalidade, intuição, amor, respeito e esforço, os tesouros das revelações e conhecimentos que em todas as épocas desceu, veio gratuitamente até aos homens e que na maioria das vezes ficou preso nos palácios do comodismo, anacronismo e condicionamentos humanos.

Uma obra prática, na qual os conceitos aceitos e divulgados irão selar imediatamente, por todos os seus membros, o compromisso pessoal e consciencial de colocá-los em ação nos recessos da própria intimidade, mesmo com distorções, mesmo com erros, mesmo com dificuldades, mas na certeza absoluta que hoje ou amanhã a prática ideal surgirá naturalmente como um alento, para todos aqueles que sonham com a transformação do planeta por meio da modificação paulatina e crescente de um a um dos seus habitantes. Uma obra de paz, Cristocêntrica, de um Cristo vivo, interior, intenso, além das religiões e crenças, além das nossas cercas e divisões. Um Cristo presente, que cuida, que fala com os seus, que ouve, ensina, conduz, ampara, consola, perdoa e ama. Um Cristo que num eterno e terno abraço une o oriente e o ocidente, as religiões e as filosofias, os mestres e os avatares e abre as cortinas e rompe os véus da ciência dando-lhe sentido espiritual, sustentando-lhe com ensinos de síntese, direcionando-lhe para horizontes mais vastos.

Uma obra de gente para outras pessoas, falíveis, mas com sinceridade, disciplina suficiente para voltar e reconstruir o próprio caminho quando a precipitação e a imprevidência vierem afastá-la de seu rumo maior. Uma obra de doação, uma obra de Amor. A tabela a seguir mostra, resumidamente, as fases e etapas de implantação:

FASE ALFA E BETA
FASE GAMA
N
MATRIZ A
MATRIZ B
MATRIZ C
NÚCLEOS E CASAS
1
IBBIS
Quem
somos nós
IBBIS
Uma obra
de síntese
IBBIS
Uma obra
de amor
Núcleo de Direção
2
O Mundo Econômico
A Nova Ética
O Banco de
Deus
Núcleo de
Promoção
Financeira
3
A Mediunidade
As Correntes Nóuricas
A Não Mente
A Casa da
Mediunidade,
Clínica e Spa
4
Francisco
de Assis
Francisco
de Assis
A Grande
Sinfonia
da Vida
Núcleo Francisco
de Assis
5
A
Personalidade
Humana
Os Sonhos
A Nova
Psicanálise
Centro de
Comunicação
e Ensino,
Clínica e Spa
6
A Escola da Vida
A Dor
O Amor
Núcleo de
Benemerência
7
A Casa
Mental
Os Arquétipos da Alma
A Mitologia
A Casa Mental,
Clínica e Spa
8
Gaia
A Educação
A Nova Gaia
A Casa de Gaia
9
Involução
E Evolução
Monismo
Caos
A Casa da Ciência
10
A Fé
O Homem
Perante a Morte
As Grandes Tradições
A
Casa das
Revelações
11
A Filosofia Perene
Livre Arbítrio e
Determinismo
Autoconhecimento
A Casa de Sophia,
Clínica e Spa
12
Arte
e Cultura
O Sexo
A Não
Violência
A Casa da Arte
13
O Cristo Cósmico
A Procura de Deus
O Espírito
Centro de
Conexão Cósmica